Neste guia, você aprenderá a criar, modificar, emitir pagamentos e cancelar faturas no sistema APLWeb. Siga as instruções detalhadas para garantir o correto registro das operações financeiras.
Todos as operações abaixo mencionadas só poderão ser efetuadas por usuários administradores ou que possuem as devidas permissões de acesso!
I. Lançando uma Fatura
1. Acesse o Menu Financeiro
Navegue até Financeiro > Grupo Clientes > Nova Fatura para iniciar o processo.
2. Selecione o Cliente e Preencha o Formulário
Localize e selecione o cliente desejado. O sistema apresentará um formulário de fatura. Informe os seguintes campos:
- Tipo de Fatura:
Fatura Normal: Lança a venda, baixa o estoque, pode gerar financeiro conforme o prazo.
Depositar Fatura: Registro de depósito antecipado.
Fatura Romaneio: Fatura sem efeito fiscal ou contábil.
Fatura Outros: NÃO baixa estoque, mas gera financeiro conforme o prazo.
Fatura Simples: Não aparece em consultas de vendas.
Fatura Retificativa: Corrige uma fatura anterior.
Nota de Crédito: Crédito para o cliente (descontos ou bonificações).
- Outros Campos: Nível (Tabela) de Preços, Data, Tipo e Forma de Pagamento e Estoque/Filial/Loja.
Os seguintes campos são essenciais para a correta emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e devem ser preenchidos de acordo com a natureza da nota: Natureza da Operação, CST ICMS, CST IPI, CST PIS, CST COFINS, Aliq. PIS e Aliq. COFINS.
Dica: Esses campos podem ser parametrizados previamente para facilitar o preenchimento. Para configurar corretamente, entre em contato com o suporte técnico.
⚠️ Selecione SEM FINANCEIRO no tipo de pagamento para criar uma fatura sem impacto financeiro. Para visualizar essas faturas, utilize o filtro "Situação" e selecione Sem Financeiro na Análise de Faturamento.
Obs.: Para incluir um desconto no valor total da fatura, informe o percentual no campo "Desconto Especial".
Após o preenchimento do formulario, clique em Criar Rascunho.
4. Inclusão de Produtos
Informe o produto no campo Ref. da Etiqueta:
- Digite ou escaneie o código.
- Informe a quantidade, desconto (se aplicável) e as informações necessárias e clique em Adicionar.
Zona Livre: Use esta opção para incluir produtos ou serviços não cadastrados.
Após incluir todos os itens, clique em Confirmar e depois em Sim para confirmar a operação e baixar o estoque.
5. Imprimir a Fatura
Role até o final da página e selecione o PDF gerado em Documentos.
II. Modificando Dados da Fatura
Alguns campos podem ser editados diretamente através do ícone de edição .
- Clique no ícone e selecione Modificar para realizar alterações.
- Para outras alterações, clique em Modificar abaixo da fatura e, após as mudanças, confirme a fatura novamente.
III - Localizando Faturas
Acesse a lista de faturas navegando até Financeiro > Clientes > Análise de Faturamento.
Utilize os filtros disponibilizados para facilitar a busca.
IV - Cancelando e Eliminando Faturas
1. Localize a Fatura
Siga os passos do tópico anterior para localizar a fatura que deseja eliminar ou cancelar.
2. Eliminando Faturas
Clique em Eliminar.
Após eliminada, a fatura não poderá mais ser encontrada no sistema.
3. Cancelando Faturas
- Localize a fatura que deseja cancelar e clique em Classificar Cancelado abaixo da fatura.
⚠️ Essa opção não irá aparecer caso tenha algum pagamento efetuado. Antes de cancelar a fatura, você deve eliminar o pagamento.
- Selecione "Outro", informe o motivo do cancelamento e clique em Salvar.
As faturas canceladas podem ser visualizadas na Análise de Faturamento, selecionando no filtro Situação a opção "Canceladas".
➡️ Veja também:
Como dar baixa em uma única fatura em aberto
Como dar baixa em várias faturas ao mesmo tempo
Consulta de relatórios financeiros