Este tutorial orientará você sobre como configurar o WhatsApp no APLWeb, desde a vinculação do número ao sistema até ajustes para evitar bloqueios e configurar mensagens automáticas. O guia foi desenvolvido para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essa integração de maneira simples e prática.
I. Definindo Parâmetros
Para acessar a tela de parâmetros do WhatsApp:
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- Acesse o menu Início > Configurações > Módulos
- Das quatro guias disponíveis, selecione a guia
e clique em seguida no ícone
, de configuração do módulo WhatsApp.
- Vamos focar apenas nos parâmetros que afetam o comportamento da mensagem e não aos dados como de servidor, IP ou API Key, pois essas informações já deveram estar previamente configuradas pela nossa equipe de suporte após a adesão de algum dos planos disponíveis.
Após a adesão de alguns dos planos de envio de mensagens pelo WhatsApp. A equipe de suporte já deixará a configuração de servidor e outras necessárias para funcionamento.
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- Horário de início e final de funcionamento: No plano Advanced você consegue definir um horário de funcionamento da empresa para que fora dele o Robô assuma com as respostas automáticas previamente programadas.
- Código DDI do telefone Robô WhatsApp: Apenas define o código internacional que no caso do Brasil é o 55, onde depois dele vem o código DDD que é o regional e o numero propriamente dito.
- Número do telefone principal referente a instância WhatsApp: Insira o número do telefone do WhatsApp que será usado para o Robô.
- WhatsApp que também será copiando no envio de mensagens: Caso queira definir um número de WhatsApp para que seja enviado uma cópia da mensagem toda vez que for enviado em qualquer interface ou mesmo as automáticas.
- Link da galeria da Loja Virtual do APLWeb: Para quem tem planos de Loja Virtual do APLWeb, você já pode deixar o link principal da loja para que o Robô, também quando definida alguma palavra chave, já envie para o cliente de forma autimática pelo WhatsApp e permita inclusive que a venda seja iniciada a partir dai.
- Tempo entre uma mensagem e outra: Esse é um dos parâmetros fundamentais para evitar o bloqueio do número, pois é nele que você define um tempo em milissegundos entre uma mensagem e outra. Isso para envio de mensagens em lote como será feito pelo CRM. É necessário definir um tempo. Por padrão esse valor é de 1200 milissegundos, o que quer dizer que é 1.2 segundos entre o envio de uma mensagem e outra.
- Número de históricos a serem gravados no envio de mensagens: Em interfaces como no CRM, a cada mensagem enviada é gravado em um histórico para que você depois não tenha que lembrar, mais apenas escolher em uma lista. Esse numero delimita o numero de mensagens nesse histórico.
- Número de mensagens a considerar como SPAM: Esse define apenas uma sinalização que o sistema lhe dará informando a você que para determinados clientes/destinatários já foram enviadas no período de 1 mês o que pode ser considerado um SPAM.
- Os 2 útimos Enviar e-mail de Alerta quando houver algum erro e Ativar DEBUG: Essas opções são usadas por nossa equipe de suporte para auxiliar na detecção de possíveis problemas de conexão ou configuração.
É nesse grupo de parâmetros onde você define as mensagens automáticas e de onde elas iram ser enviadas. Como a imagem está descrevendo cada detalhe de cada parâmetros, então vou apenas fazer as observações importantes. Como pode perceber na primeira coluna são os eventos de onde serão enviados de forma automática as mensagens. Na coluna do meio são as mensagens e as mesmas de utilizam variáveis como podem observar nos exemplos e estam detalhadas na imagem abaixo. E por último na terceira coluna, você define qual a instância/número de WhatsApp será usado para enviar a mensagem.
O uso das variáveis é importante, pois além de personalizar as mensagens, diferencia as mesmas e evita que um dos principais critérios de bloqueio que é mensagens repetidas para vários destinos, seja aplicado pelo WhatsApp.