1. Cadastrando uma nova Rota

É necessário ter a rota previamente cadastrada no sistema. Para isso, acesse o menu Início > Grupo Cadastros > Rotas.

Informe o nome da rota/cidade, o valor do frete a ser pago pelo cliente e, por fim, o valor de comissão do entregador sob a rota no campo "Frete_entregador".

2. Associando rota ao cliente

Acesse o menu Pessoas > Grupo Pessoas > Lista e localize o cadastro cliente desejado.

Na ficha do cliente, clique em Modificar. Localize o campo "Rota" e selecione a rota desejada. Em seguida, clique em Salvar.

3. Criando um novo pedido de cliente

Ainda no cadastro do cliente, selecione a guia Cliente e clique em Criar Pedido.

Preencha o formulário com as informações necessárias e clique em Criar Rascunho. Em seguida, adicione os itens ao pedido e clique em Confirmar.

4. Cadastrando, alterando e monitorando fases do pedido

4.1. Cadastrando uma nova fase

Para cadastrar fases de pedidos, acesse o menu Início > Grupo Cadastros > Fases.

Informe a descrição da fase, cor que represente-a, cor da fonte e selecione Sim em Fase_ped.

4.2. Alterando e monitorando fases

Após confirmado, é possível alterar a fase do pedido até que seja faturado. Para isso, existem duas formas: pelo próprio pedido ou pelo Monitor de pedidos.

Para alterar a fase pelo pedido, clique na opção Alterar Fase.

Informe o nome do funcionário responsável e a fase em que o pedido se encontra e clique em Sim.

Feito isso, o pedido automaticamente exibe a fase atual:

Clique no para acompanhar os detalhes das fases do pedido.

Para acompanhar esse processo e fazer alterações através do Monitor de Pedidos, acesse o menu Comercial > Clientes > Monitor de pedidos

Serão exibidos todos os pedidos em processamento até que sejam entregues. Utilize a lupa no canto superior direito para filtrar por Período, Intervalo e/ou Fase. Para alterar a fase do pedido nessa tela, basta clicar no ícone de edição . Preencha as informações e clique em Confirmar.

5. Faturando o pedido para definir rota

No pedido, clique em Criar Fatura. Preencha o formulário e crie o rascunho. Depois, confirme a fatura.

6. Definindo rota para o pedido

Acesse o menu Comercial > Clientes > Resumo de Entrega.

⚠️ Só é possível definir rotas após o faturamento do pedido.

Localize o pedido utilizando os filtros disponíveis, selecione-o no checkbox ao lado direito e informe o entregador e a rota e clique em Definir Rota.

Para visualizar todas as rotas criadas, selecione o checkbox Visualizar Rotas? presente nos filtros.

Feito isso, é possível visualizar todas as rotas, localizar uma rota específica e até mesmo gerar o PDF da rota completa. Veja a seguir:

7. Confirmando entrega do pedido

Após faturado, poderá ser confirmada entrega no pedido pelo entregador ou pelo cliente, conforme parametrizado.

Volte para o pedido e role a tela até encontrar no a sessão Documentos, onde poderá visualizar o arquivo em PDF. Clique nele para baixar.

Lendo o qrcode nele presente, é possível que o entregador ou o cliente confirme a entrega, conforme parametrizado.

I - Confirmação pelo cliente

No momento em que o pedido for faturado e a fatura confirmada, o cliente receberá um código no whatsapp do número cadastrado em sua ficha. Ele deve informar o código no campo Código de confirmação e selecionar Sim, Entregue.

II - Confirmação pelo entregador

Nesse tipo de confirmação, basta que o entregador selecione Sim, Entregue.

 

⚠️ Caso tente confirmar a entrega antes de faturar o pedido, o seguinte erro será exibido:

Após a confirmação de entrega, o pedido automaticamente atualizará a fase para Entregue ao Cliente e o pedido não aparecerá mais no Monitor de Pedidos.

 

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