1. Cadastrando uma nova Rota
É necessário ter a rota previamente cadastrada no sistema. Para isso, acesse o menu Início > Grupo Cadastros > Rotas.
Informe o nome da rota/cidade, o valor do frete a ser pago pelo cliente e, por fim, o valor de comissão do entregador sob a rota no campo "Frete_entregador".
2. Associando rota ao cliente
Acesse o menu Pessoas > Grupo Pessoas > Lista e localize o cadastro cliente desejado.
Na ficha do cliente, clique em Modificar. Localize o campo "Rota" e selecione a rota desejada. Em seguida, clique em Salvar.
3. Criando um novo pedido de cliente
Ainda no cadastro do cliente, selecione a guia Cliente e clique em Criar Pedido.
Preencha o formulário com as informações necessárias e clique em Criar Rascunho. Em seguida, adicione os itens ao pedido e clique em Confirmar.
4. Cadastrando, alterando e monitorando fases do pedido
4.1. Cadastrando uma nova fase
Para cadastrar fases de pedidos, acesse o menu Início > Grupo Cadastros > Fases.
Informe a descrição da fase, cor que represente-a, cor da fonte e selecione Sim em Fase_ped.
4.2. Alterando e monitorando fases
Após confirmado, é possível alterar a fase do pedido até que seja faturado. Para isso, existem duas formas: pelo próprio pedido ou pelo Monitor de pedidos.
Para alterar a fase pelo pedido, clique na opção Alterar Fase.
Informe o nome do funcionário responsável e a fase em que o pedido se encontra e clique em Sim.
Feito isso, o pedido automaticamente exibe a fase atual:
Clique no para acompanhar os detalhes das fases do pedido.
Para acompanhar esse processo e fazer alterações através do Monitor de Pedidos, acesse o menu Comercial > Clientes > Monitor de pedidos.
Serão exibidos todos os pedidos em processamento até que sejam entregues. Utilize a lupa no canto superior direito para filtrar por Período, Intervalo e/ou Fase. Para alterar a fase do pedido nessa tela, basta clicar no ícone de edição . Preencha as informações e clique em Confirmar.
5. Faturando o pedido para definir rota
No pedido, clique em Criar Fatura. Preencha o formulário e crie o rascunho. Depois, confirme a fatura.
6. Definindo rota para o pedido
Acesse o menu Comercial > Clientes > Resumo de Entrega.
⚠️ Só é possível definir rotas após o faturamento do pedido.
Localize o pedido utilizando os filtros disponíveis, selecione-o no checkbox ao lado direito e informe o entregador e a rota e clique em Definir Rota.
Para visualizar todas as rotas criadas, selecione o checkbox Visualizar Rotas? presente nos filtros.
Feito isso, é possível visualizar todas as rotas, localizar uma rota específica e até mesmo gerar o PDF da rota completa. Veja a seguir:
7. Confirmando entrega do pedido
Após faturado, poderá ser confirmada entrega no pedido pelo entregador ou pelo cliente, conforme parametrizado.
Volte para o pedido e role a tela até encontrar no a sessão Documentos, onde poderá visualizar o arquivo em PDF. Clique nele para baixar.
Lendo o qrcode nele presente, é possível que o entregador ou o cliente confirme a entrega, conforme parametrizado.
I - Confirmação pelo cliente
No momento em que o pedido for faturado e a fatura confirmada, o cliente receberá um código no whatsapp do número cadastrado em sua ficha. Ele deve informar o código no campo Código de confirmação e selecionar Sim, Entregue.
II - Confirmação pelo entregador
Nesse tipo de confirmação, basta que o entregador selecione Sim, Entregue.
⚠️ Caso tente confirmar a entrega antes de faturar o pedido, o seguinte erro será exibido:
Após a confirmação de entrega, o pedido automaticamente atualizará a fase para Entregue ao Cliente e o pedido não aparecerá mais no Monitor de Pedidos.